Atendimento telefónico: Linha verde (800202354) disponível 24h por dia e linha geral (239 096 000) disponível de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00              Atendimento comercial (2): Atendimento ao público na Loja do Cidadão, das 08h30 às 19h30 (segunda a sexta-feira) e das 09h30 às 15h00 (sábados)          Atendimento comercial: Atendimento ao público na Loja do Cidadão, das 08h30 às 19h30 (segunda a sexta-feira) e das 09h30 às 15h00 (sábados)          Balcão Digital: Disponível 24 horas por dia

A Água e a Região

Coimbra, situada geograficamente na Região Centro de Portugal tem historicamente, uma profunda ligação ao elemento “água”. Tendo sido pioneira, na criação de sistemas mais ou menos complexos de abastecimento de água potável e recolha de águas residuais.

A história da Cidade, intimamente ligada à origem da nacionalidade desde os primórdios desta, tem naquele elemento uma alavanca fundamental ao seu crescimento, desenvolvimento e afirmação como capital da região.

Remontam aos tempos dos colégios reais e da universidade, bem como à implantação das ordens religiosas, a construção das primeiras infra-estruturas de abastecimento de água, das quais, é exemplo mais proeminente, o aqueduto de S. Sebastião, vulgarmente designado como “Os Arcos de Jardim”.

No ano de 1873, no mês de Agosto, foi assinado o primeiro contrato que visava o abastecimento de água domiciliário, o qual viria a ser actualizado em 1878, 1879 e 1882, que indicia a construção de reservatórios e redes de distribuição, com origem no Rio Mondego.

O processo de crescimento das infra-estruturas de abastecimento de água e de saneamento, contudo, apenas é acelerado já em pleno Século XX, com a criação dos Serviços Municipalizados, e consolidado, na sua actual rede de infra-estruturas e sistemas, com a criação da AC, Águas de Coimbra, E.E.M., em 2003.

Aquele crescimento, permitiu, entretanto, que a distribuição deste bem, tão essencial à vida, se propiciasse para fora dos limites geográficos do Concelho de Coimbra, servindo Concelhos vizinhos e de catalizador, para a implementação do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Baixo Mondego/Bairrada.

A água, corporizada no Rio Mondego e a sua Bacia Hidrográfica é, indubitavelmente o ex-líbris desta região, onde as diversidades culturais etnográficas e ambientais, têm nela, o principal elo de ligação, coesão e identidade, desde os tempos imemoriais das Terras de Viriato e da Pátria Lusitana.

Museu da Água

Descubra as actividades culturais, exposições, concertos, serviço educativo e notícias.

Fale connosco
Ajude-nos a servi-lo melhor
As suas sugestões e/ou reclamações são importantes para a melhoria dos serviços prestados pela AC.
Linha Verde Leituras e avarias
800 202 354
Linha Geral
239 096 000