A Água e a Região

Coimbra, situada geograficamente na Região Centro de Portugal tem historicamente, uma profunda ligação ao elemento “água”. Tendo sido pioneira, na criação de sistemas mais ou menos complexos de abastecimento de água potável e recolha de águas residuais.

A história da Cidade, intimamente ligada à origem da nacionalidade desde os primórdios desta, tem naquele elemento uma alavanca fundamental ao seu crescimento, desenvolvimento e afirmação como capital da região.

Remontam aos tempos dos colégios reais e da universidade, bem como à implantação das ordens religiosas, a construção das primeiras infra-estruturas de abastecimento de água, das quais, é exemplo mais proeminente, o aqueduto de S. Sebastião, vulgarmente designado como “Os Arcos de Jardim”.

No ano de 1873, no mês de Agosto, foi assinado o primeiro contrato que visava o abastecimento de água domiciliário, o qual viria a ser actualizado em 1878, 1879 e 1882, que indicia a construção de reservatórios e redes de distribuição, com origem no Rio Mondego.

O processo de crescimento das infra-estruturas de abastecimento de água e de saneamento, contudo, apenas é acelerado já em pleno Século XX, com a criação dos Serviços Municipalizados, e consolidado, na sua actual rede de infra-estruturas e sistemas, com a criação da AC, Águas de Coimbra, E.E.M., em 2003.

Aquele crescimento, permitiu, entretanto, que a distribuição deste bem, tão essencial à vida, se propiciasse para fora dos limites geográficos do Concelho de Coimbra, servindo Concelhos vizinhos e de catalizador, para a implementação do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Baixo Mondego/Bairrada.

A água, corporizada no Rio Mondego e a sua Bacia Hidrográfica é, indubitavelmente o ex-líbris desta região, onde as diversidades culturais etnográficas e ambientais, têm nela, o principal elo de ligação, coesão e identidade, desde os tempos imemoriais das Terras de Viriato e da Pátria Lusitana.