Compromissos Sociais (SA 8000)

Para a concretização da sua Missão - assegurar às pessoas serviços de excelência de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, que contribuam para uma vida saudável e promovam a protecção do meio ambiente – a Águas de Coimbra tem consciência da importância do seu desempenho social para as partes interessadas. Assim, estabelece e vincula-se aos seguintes Compromissos Sociais, em conformidade com os requisitos da Norma Internacional de Responsabilidade Social – SA 8000:2008, com os requisitos da Legislação Nacional Aplicável, com as Normas Internacionais de direitos humanos e com as Convenções da OIT.

Deste modo, a Águas de Coimbra:

• Não pratica e repudia totalmente a prática de Trabalho Infantil e respeita os direitos das crianças e dos jovens.
  • Não admite nem apoia a prática de Trabalho Forçado.
  • Proporciona um Ambiente de Trabalho Seguro aos seus colaboradores, e a outros intervenientes na sua actividade, através da tomada de medidas eficazes de prevenção, minimização e eliminação de acidentes e danos potenciais à sua saúde. Procura ainda envolver os seus colaboradores na identificação de potenciais riscos associados à actividade que desenvolvem.
  • Respeita o direito dos seus colaboradores a se Associarem Voluntariamente a Sindicatos ou Associações de Trabalhadores, que actuem de forma organizada e responsável na defesa dos seus direitos e da melhoria das condições de trabalho.
  • Não promove nem tolera qualquer forma de Discriminação, com base na raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação sindical, filiação política, ou qualquer outra que violente os direitos humanos.
  • Trata com Dignidade e Respeito todos os seus colaboradores, não permitindo o tratamento rude ou desumano e repudiando a utilização de Práticas Disciplinares como a punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal das pessoas.
  • Proporciona aos seus colaboradores condições de trabalho que superem as exigências legais mínimas, nomeadamente quanto à Remuneração, Horário de Trabalho, Acções de Qualificação e Valorização Profissional, alcançando deste modo níveis de motivação e satisfação adequados ao desenvolvimento de desempenhos de excelência.
  • Procura partilhar e assegurar o cumprimento dos seus Compromissos Sociais bem como o cumprimento dos requisitos Ambientais, com os seus fornecedores e sub-fornecedores dentro da sua esfera de controlo e influência.

Com base nos Compromissos Sociais estabelecidos, a Águas de Coimbra compromete-se a avaliar periodicamente e a adoptar as medidas que ache necessárias para melhorar continuamente o seu desempenho socialmente responsável. Caso seja constatada, interna ou externamente, a violação de algum dos compromissos acima estabelecidos a Águas de Coimbra compromete-se a remediar prontamente a situação identificada, através da implementação de acções correctivas e preventivas, em conjunto com as entidades ou pessoas envolvidas e, sempre que se justifique, com os organismos oficiais.