Museu da Água
Sobre o Museu da Água de Coimbra...

Museu da Água

O protocolo estabelecido entre a Sociedade CoimbraPolis e a Câmara Municipal de Coimbra permitiu recuperar, dinamizar e devolver à cidade o edifício da antiga Estação de Captação de Água. Graças a este projecto, no qual participa a empresa municipal Águas de Coimbra, é possível usufruir de um belíssimo espaço museológico - o Museu da Água de Coimbra -, que se enquadra no Parque da Cidade.

 

Os objectivos a que se propõe o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) vão ao encontro da estratégia de cidadania e sensibilização ambiental da Águas de Coimbra. Daí a razão da empresa municipal se envolver no projecto. O edifício que outrora albergou a Estação de Captação de Água apresenta-se como um espaço natural para a Águas de Coimbra comunicar com a cidade.

O espaço museológico que aqui se apresenta é o meio privilegiado para a Águas de Coimbra concretizar a sua acção de cidadania. É um espaço aberto, dinâmico, interactivo e, acima de tudo, um espaço de criatividade. A Águas de Coimbra tem procurado intervir junto dos públicos mais jovens, no sentido de os ensinar a valorizar as questões ambientais e, em especial, o recurso água. Nesse sentido, as escolas são, naturalmente, o público privilegiado deste projecto. Mas não só. Há lugar para todos os cidadãos num espaço que tem como conceito a valorização ambiental.


 
2014

O Museu da Água de Coimbra tem vindo a afirmar-se como um espaço único no dialogo com a Cidade. Não temos dúvidas de que queremos continuar a exercer uma forte campanha de sensibilização ambiental.

Seguindo a sua acção de responsabilidade social e ambiental, a programação que aqui se apresenta pretende estar alinhada com estas preocupações que, directa ou indirectamente, nos aproximam a todos da temática ambiental e, em particular, de uma maior reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, a conservação da biodiversidade e o Rio Mondego.

 

SETE ANOS DE ATIVIDADE

22 de Março é o dia mais importante no calendário do Museu da Água de Coimbra. É a data em que se celebra o Dia Mundial da Água e simultaneamente é o aniversário deste espaço museológico, que completa, este ano, sete anos de atividade. 

A entrar no oitavo ano de existência, o Museu da Água de Coimbra continua a pautar a sua programação por uma profunda e profícua reflexão no que ao recurso Água diz respeito. Uma preocupação partilhada, de resto, com a acção de responsabilidade social preconizada pela Águas de Coimbra, "empresa-mãe" deste projecto museológico. 

De facto, no âmbito do que é a nossa responsabilidade social, enquanto empresa, a Águas de Coimbra através do Museu da Água tenta dar o seu contributo para a sustentabilidade e valorização do Rio Mondego. E, neste sentido, o projecto Museu da Água, consegue dinamizar o Parque Dr. Manuel Braga e em particular o Rio Mondego.

O projecto Museu da Água de Coimbra foi recentemente premiado com dois Prémio APDA - Tubos de Ouro, um na categoria Melhor Melhor ação de responsabilidade social, outro na categoria Melhor informação institucional e empresarial.

Ana Maria Santos, Coordenadora do Museu da Água de Coimbra